Como se Comportar em uma Entrevista

Confira abaixo como se comportar em uma entrevista o que deixará você mais seguro nesta fase do processo seletivo

Bom amigo, se você foi chamado para uma entrevista de emprego com um recrutador ou com seu potencial gestor, significa que já passou por um funil grande do processo seletivo. Você pode e deve ficar animado, porem jamais achar que já ganhou o jogo. Para se sair bem nessa etapa, além de manter-se calmo, você precisa pensar no que vai dizer, na forma como vai organizar suas frases e se para os mais diversos tipos de assuntos e perguntas.

Comece a se preparar dias antes da sua entrevista, pense nas situações mais importantes da sua vida profissional. O correto é que você selecione algumas situações e avalie como foi seu desempenho em cada uma, quais foram os desafios, quais experiências aprendeu, o que faria diferente hoje.

Essa dica é importantíssima para pessoas que vão passar por uma entrevista para cargos de liderança, onde o entrevistador pergunta sobre situações já ocorridas, em que o candidato precisou trabalhar sob pressão ou teve de liderar um grupo.

Isso porque, na hora dos questionamentos, você pode estar muito nervoso e não se lembrar das melhores situações para contar. Mas tenha cuidado ao selecionar essas situações, verifique se cada uma se encaixa em diversas competências, sejam elas liderança, trabalho em equipe, comunicação, resiliência. Esteja preparado para tudo, pois você nunca vai saber ao certo que pergunta terá de responder na hora.

 

 

E para quem não tem Experiência Profissional?

Se você nunca trabalhou, pode usar as principais situações da sua vida escolar ou familiar. O importante é mostrar as experiências que você já teve e como se comportou diante delas. Utilize os trabalhos em grupo da faculdade, a viagem que fez entre amigos, a experiência vivida no intercâmbio, a festa organização da formatura, as produções acadêmicas.

Utilize o Método Estrela

Esse método pode ser utilizado principalmente para quem já possui uma boa experiência profissional. Para apresentar suas realizações profissionais, você pode utilizar a técnica STAR, estruturando os casos em Situação-Tarefa-Ação-Resultado. Com isso, você consegue mostrar em uma sequência lógica e estruturada o seu desempenho. Exemplifique a Situação, relate a Tarefa, enfatize qual Ação foi tomada e mostre o Resultado dessa ação.
O ideal é que você sempre termine as suas falas com algo positivo, uma conquista, uma promoção, um elogio.

Diante desse comportamento, provavelmente o entrevistador vai pegar um gancho no que você disse por último e, se ele vier de algo positivo, tenderá a continuar o assunto. Porém, se você terminar a fala com algo negativo, ele dará continuidade a essa situação negativa.

Perguntas Absurdas

Algumas empresas fazem, perguntas bem esquisitas na hora da entrevista. Durante nossa trajetória nesse nicho, já ouvimos falar em “quanto pesa uma girafa”, “quantas bolas de gude cabem em um avião” ou até “quantos McDonald’s existem em São Paulo”. Essas questões, aparentemente engraçadinhas, podem parecer mais uma pegadinha, mas na grande maioria dos casos, são feitas para testar o seu raciocínio lógico e sua capacidade de responder rapidamente.

O uso dessa abordagem é mais comum empresas modernas, que são adeptas desse tipo de questionamento para suas posições. Se surgir em sua entrevista uma pergunta desse tipo, demonstre que você é capaz de estruturar seu raciocínio e construir uma resposta lógica, que não necessariamente precisa estar correta.
Vejamos a seguir, no caso da pergunta do McDonald’s, o candidato pode criar uma regra de 3, mais ou menos assim: na minha cidade, que tem X habitantes, há Y McDonald’s. Em São Paulo, há mil vezes os habitantes da minha cidade, logo, deve haver mil vezes a quantidade de McDonald’s que existem lá. Simples assim. Ele acertou a resposta? É evidente que não. O importante é usar a lógica e o conhecimento que você tem para demonstrar que entendeu a pergunta e organizou bem seu pensamento.

Sorriso Amarelo

Sabemos de casos também em que esse tipo de pergunta absurda é feita para “quebrar o gelo” e observar a reação do candidato. Não existe resposta certa ou errada, o que conta é a percepção do recrutador diante da resposta corporal, seja ela qual for. Portanto, vale a pena apostar no bom humor e evitar aquele “sorrisão amarelo” que evidencia sua falta de conhecimento.

Fazendo a Lição de Casa

Outra questão que repetidamente aparece nas entrevistas é “Por que você quer trabalhar conosco? ” Pode parecer só mais uma pergunta, mas por trás dela existe a aspiração da empresa em encontrar profissionais com valores e anseios alinhados aos seus.
Pode acreditar que não existe resposta pronta para essa pergunta. Para respondê-la, você tem que fazer a lição de casa e pesquisar o máximo que puder sobre a empresa, história, fundação, missão, visão, valores, desde o setor em que ela atua, características de gestão, dados financeiros, desafios, seus concorrentes no mercado e por aí vai.

Muitos confundem a empresa com a marca e respondem que é um “sonho” trabalhar na empresa. Mas não é isso que o entrevistador quer saber. Ele quer saber o que você acha do horário flexível que a empresa oferece, ou a sua informalidade entre chefes e subordinados.

Perguntas são Bem-Vindas e Bem Vistas

Atualmente não é apenas respondendo às perguntas do entrevistador da melhor forma que se pode ganhar pontos com ele. Outra estratégia interessante é a de fazer perguntas que demonstrem, primeiramente que você conhece a empresa e que demonstrem seu interesse pela empresa e pela vaga em questão.
Fique também atento a todos os seus gestos desde o momento em que chegar à empresa. Tenha em mente que você está sendo analisado desde a recepção, pela forma como trata o atendente. Portanto gentileza e educação nunca fazem mal.

Coerência nas Mídias Sociais

Esse é outro ponto dos tempos atuais. Se você está nas redes sociais, por mais que tente proteger sua privacidade, tenha certeza que o recrutador já deu uma olhada no que você anda fazendo por lá. Portanto, vale a velha recomendação de pensar muito bem antes de postar qualquer coisa. Além disso, no momento da entrevista, diga informações coerentes com seu perfil virtual. Não diga, que não bebe, se já postou uma foto com copo de cerveja na mão.

Nunca Minta

Esse fator é primordial. Contar uma mentira, aumentar uma coisinha aqui e outra ali é muito arriscado em uma entrevista de emprego. Lembre-se que o recrutador é uma pessoa treinada para perceber esses deslizes de forma subjetiva. Ele faz isso o dia inteiro e tem experiência no assunto.

Cuidados Essenciais

Essa é uma grande dúvida. O que vestir para uma entrevista? Na hora de escolher o seu look, procure algo que esteja em acordo com sua área de atuação. O ideal é usar uma roupa bem cuidada, limpa, bem passada, mas que você se sinta confortável e não como se estivesse usando uma fantasia. Ainda em dúvida? Prefira cores neutras e formas simples.

Seja você na Entrevista de Emprego

Para finalizar, mesmo que você esteja sob pressão, nervoso, ansioso, tente agir com naturalidade e ser você mesmo na conversa com o entrevistador. Seja autêntico, genuíno e verdadeiro em seu comportamento e colocações. Marque sua individualidade por meio das suas ações.

Sucesso a todos,
Equipe Locau Empregos